Mesmo vivendo um cenário de incertezas, ainda em meio a pandemia, investir em imóveis continua sendo uma das opções mais tradicionais e seguras, porque é justamente nos momentos difíceis que precisamos pensar a longo prazo.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) revelou que 97% dos empresários entrevistados pretendem lançar novos empreendimentos em 2021 e 92% deles comprará terrenos.
Se você está pensando em investir na compra de imóveis comerciais, residenciais ou terrenos, destacamos aqui alguns pontos que mostram porque o setor imobiliário é a melhor escolha neste momento.
Opte pela segurança
Em um momento conturbado, a melhor escolha é optar por um investimento seguro. Os riscos são baixos e a solidez é uma das características mais marcantes do mercado imobiliário. O imóvel é um patrimônio consistente e permanente, que será sempre visto como uma garantia em qualquer situação.
Tenha uma renda extra todo mês
Um imóvel alugado pode lhe gerar um valor fixo mensal, ele é um negócio que fornece renda passiva, aquele rendimento que não depende de esforço. A demanda para a locação vem crescendo a cada ano, tendo em vista um estilo de vida mais moderno e dinâmico.
Valoriza com o tempo.
Um dos pontos mais favoráveis quando se investe em imóveis é o fato de um imóvel se valorizar com o passar do tempo e ser um bem capaz de melhorias. Com o tempo, é possível investir em reformas e manutenções, que trazem benefícios ao patrimônio. Investir na infraestrutura é uma forma muito utilizada para aumentar o seu valor, obtendo ainda mais lucros.
É importante diversificar
O investimento em imóveis é importante para diversificar o portfólio de investimentos e reduzir os riscos. Mesmo aqueles que preferem investir na bolsa de valores possuem uma parte do seu dinheiro alocado em imóveis; seja de forma direta, adquirindo um imóvel, ou indireta, através de fundos imobiliários.
Queda na taxa Selic
Um dos aspectos favoráveis para o mercado foi a queda da taxa Selic, que determina os juros básicos da economia brasileira, ara 3,5 atualmente. Como os movimentos dela influenciam diretamente o ramo imobiliário, quando as taxas de juros estão baixas, o investimento imobiliário passa a ser mais atrativo, pelo aumento do poder de compra, facilidade no financiamento e maior rentabilidade.
Tenha benefícios fiscais
Conforme a sua maneira de investir, você pode obter diversos benefícios fiscais, como deduções em juros de hipotecas, despesas operacionais, seguros e depreciação.
Para quem vende um imóvel residencial, há isenção do Imposto de Renda se a pessoa usar todo o dinheiro da venda na aquisição de outro imóvel residencial
Há também isenção de IR se o valor da venda for de até R$440 mil, mesmo que não haja compra subsequente, desde que o proprietário não tenha vendido outro imóvel nos últimos cinco anos. Essas isenções valem apenas para imóveis residenciais.