Nós sempre falamos por aqui, das vantagens de se investir em imóveis, afinal, é um tipo de investimento de baixo risco e costuma ganhar ainda mais valorização ao longo do tempo – muito superior, quando comparada aos outros tipos de investimento.
Quando falamos de imóveis compactos o retorno pode ser ainda maior: são mais fáceis de serem alugados e podem atender aos mais variados públicos (universitários, solteiro, aposentados, etc…).
Já o aluguel por temporada, ao contrário do que muitos pensam, já não é um modelo utilizado apenas em período de férias, quando as pessoas buscam um imóvel para turismo em outra cidade. A realidade é que o aluguel por temporada (ou sob demanda), já é uma opção para quem deseja permanecer em um imóvel por um período até um pouco maior. Seja pela realização de um curso ou até mesmo para reformar com tranquilidade um apartamento ou da casa-própria.
Excelente retorno financeiro
De acordo com a Nested – startup de Londres, o retorno do investimento é muito mais rápido do aluguel on demand do que o tipo de aluguel tradicional. A pesquisa foi tomou como base o preço médio de um apartamento com três quartos na cidade de São Paulo e constatou que, por meio do aluguel tradicional, seriam necessários 279 meses para reaver o valor investido. Já por meio do aluguel por temporada, o tempo estimado para o retorno do investimento seria de 93 meses.
E, mais uma vez, os imóveis menores saem na frente: A vacância dos studios ou flats pode ser bem menor quando comparada a imóveis de três quartos.
O retorno deste tipo de capital depende de algumas variáveis, mas a localização é um dos principais pontos a ser levado em consideração no momento de compra, pois é ela que determina o valor, o preço cobrado pelo aluguel e a rotatividade dos inquilinos. Se você pretende investir nesse nicho, com a intenção de obter um retorno satisfatório em menos tempo, não deixe de fazer uma pesquisa sobre a região desejada. É fundamental dar prioridade para regiões que já são bastante procuradas. Outros pontos a serem analisados, são a segurança da região do empreendimento e os seus atrativos (áreas de lazer, centro comercial, espaços compartilhados, etc.).
Desburocratização
O aluguel tradicional envolve muita papelada e burocracia, fazendo com que muitos inquilinos prefiram empresas que já nasceram digitais e facilitam a locação, como o airbnb, por exemplo. As empresas não exigem fiador, caução ou taxas exorbitantes, além de ser feito de maneira online.
Se você pretende entrar neste novo formato de rentabilidade, procure por consultores profissionais com know how no mercado, pesquise e entre em contato com a Manhattan!